
Apresentações profissionais: Dicas para criar uma apresentação criativa e atraente para seu público
- Publicado em: 21/06/2019
Criar apresentações que causam impacto e sejam criativas e atraentes é uma ótima forma de deixar o público focado no que é realmente importante, seja ele sua equipe de trabalho, a audiência de uma palestra ou até mesmo a sua
turma da universidade.
Um dos fatores mais importantes nas apresentações é o seu slide. Além de ser fácil de usar e manter a sequência do discurso, ele acaba tornando as apresentações menos cansativas.
Existem diversas ferramentas que ajudam a criar slides incríveis e que são um aliado fortíssimo nas apresentações e, sabendo usar com criatividade e planejamento, você poderá fazer apresentações que sejam impactantes.
Entretanto, não é só no slide que você precisa focar. Sua desenvoltura, dicção e o roteiro da sua apresentação precisam estar alinhados.
Separamos para você 10 dicas simples, porém poderosas, para você começar hoje mesmo uma mudança positiva nas suas apresentações.
Acompanhe:
1 – Deixe o Power Point para depois!
Ao começar a planejar uma apresentação, a maioria das pessoas abre o PPT logo de cara e isso não é bom.
Prefira abrir um aplicativo como o bloco de notas, o Word – ou papel e caneta mesmo – para planejar o conteúdo, pensar em uma história e na sequência de slides. Tudo isso antes de abrir o seu Power Point.
Estamos acostumados a abrir o PPT assim que surgem as ideias borbulhando em nossa mente, mas o ideal é se organizar com tudo antes.
Com o planejamento criado previamente, será muito mais fácil e rápido passar essas ideias para o PPT.
Fazer isso vai fazer com que você saia na frente, pois é um passo fundamental para uma apresentação de sucesso – e poucas pessoas realmente o fazem.
2 – Planejamento e roteiro: Utilize o Storytelling a seu favor
Uma apresentação exige um roteiro e um planejamento que sejam coesos, assim como o roteiro do seu livro ou filme preferido – daí a importância de uma boa história.
Um dos principais fatores é focar na história que você quer contar para prender a atenção do seu público.
Em relação ao roteiro, ele precisa estar de acordo e com base na sua apresentação. Tenha em mente os seus objetivos estratégicos, o perfil do público com quem você vai se comunicar, qual o tempo de duração da sua apresentação, entre outros fatores.
Em outras palavras, siga esses 3 passos essenciais:
1 – Planeje sua apresentação resumida em apenas uma página;
2 – Faça um brainstorming com as ideias, desenhos e a história que será contada;
3 – Organize as ideias e defina a sequência de conteúdo de cada slide;
3 – Inspire-se: Você precisará de criatividade
Fontes que nos inspiram e estimulam nossa criatividade são essenciais na criação de uma apresentação.
Existem várias fontes de inspiração que você vê todos os dias, mas provavelmente não percebe, como: outdoor, poster de filmes, posts no Instagram, thumbnail do YouTube, entre outros.
Entretanto, vamos deixar mais algumas fontes que você pode e deve se inspirar:
– TED/TEDx
O TED é um evento global que convida palestrantes do mundo todo para abordar diferentes temas em palestras de, no máximo, 18 minutos.
O compartilhamento de ideias é incentivado pela organização, mas o grande desafio é reunir todo o conteúdo que você deseja passar em apenas 18 minutos.
Procure no YouTube pelas palestras do TED e do TEDx e comece a analisar os slides, a estrutura do roteiro e a desenvoltura dos palestrantes. Com certeza é um ótimo exercício.
Essa rede social ficou mundialmente famosa por inspirar alguns segmentos específicos como moda, decoração e até mesmo tatuagens.
Entretanto, ela pode ser uma excelente inspiração para o layout de slides.
Busque por “PowerPoint” na barra de pesquisa e inúmeros trabalhos irão aparecer.
Se você utilizar a versão gratuita, as imagens aparecerão em baixa qualidade, por isso o ideal é usar apenas como fonte de ideias.
4 – Defina qual será a Identidade Visual
Não é necessário usar a logo da sua empresa em todos os slides, porém, existem recursos que indicam que a apresentação é da sua empresa. Esses recursos são chamados de identidade visual.
A identidade visual precisa ser definida antes do início da criação dos slides.
Defina quais serão as cores, fontes, formas e o estilo dos slides que serão utilizados.
Não é interessante usar um slide preto e branco seguido de outro totalmente colorido. Isso rouba a atenção do público que passa focar onde não se deve e atrapalha muito a sua apresentação.
O ideal é seguir as regras do Manual da Marca da empresa.
As regras contidas nele devem ser seguidas à risca, pois é muito valioso na criação de uma apresentação da mesma.
5 – Evite Bullet Points
Bullet Points são aquelas bolinhas pretas que aparecem no template padrão do Power Point, mais conhecidos como “tópicos”.
- São essas;
Até mesmo o Google proibiu o uso de bullet points nas apresentações da equipe.
Existem diversos motivos para evitá-los, mas vamos destacar dois dos mais importantes:
O primeiro é que os tópicos não contam nenhuma história, eles simplesmente contam os fatos. Ao invés de contar uma história, a maioria das pessoas escreve um tópico para lembrar do que deve falar na apresentação.
O segundo motivo é que os tópicos roubam a atenção do seu público. Enquanto você está falando a respeito do primeiro tópico, as pessoas já estão lendo qual será o quinto e o sexto.
Desta forma, você está falando sobre uma coisa, seu público está lendo outra e, no final das contas, o raciocínio acaba se perdendo por completo.
6 – Seja mais visual: Utilize ícones
Uma ótima maneira de substituir o uso dos bullet points é utilizando ícones que representam tópicos ou frases.
Ícones são símbolos minimalistas que dão suporte visual à sua apresentação.
Existem vários estilos deles e com certeza você encontrará um que se adequados seus slides.
Eles são um excelente recurso para evitar que você escreva mais do que o necessário, a ponto de “poluir” a sua apresentação.
Pense sempre: “Como eu posso substituir essa palavra, frase ou ideia em apenas um ícone?”
Por exemplo, ao invés de escrever “meu site”, coloque o ícone de um laptop e o seu endereço eletrônico ao lado. Desta forma, o seu público já vai entender a mensagem que você quer passar.
No site The Noun Project, você encontra ícones em PNG para fazer o download gratuito. O site conta com diversos estilos de ícones e é muito fácil de usar.
7 – Busque por imagens de qualidade
Pode ser que esta seja a etapa que você leve mais tempo, visto que não é tão fácil encontrar imagens de alta qualidade e que estejam de acordo com a mensagem que você deseja passar.
Imagens são fundamentais e auxiliam muito na retenção da atenção do seu público.
O nosso cérebro tende a se recordar por muito mais tempo quando uma imagem está relacionada a um texto. Por isso uma imagem é tão importante.
Entretanto, é importante se atentar a três questões importantes:
– Imagens em alta resolução;
Só inclua em sua apresentação imagens que tenham uma resolução ótima.
Incluir imagens de baixa qualidade ou ruins podem aparentar que você fez algo “de qualquer jeito” e que não estava preparado para a apresentação, e não é isso que você quer.
– Imagens sem marca d’água;
Marca d’água são aquelas marcações transparentes no meio da imagem e usar imagens com essa marcação aparenta um amadorismo sem tamanho!
Isso demonstra que imagem é paga e você pegou ela gratuitamente.
Existem bancos de imagens gratuitos que são muito bons, como o Pixabay, Freepik e Pexels.
– Direitos autorais;
Muitas imagens na internet que possuem donos, isto é, elas possuem direitos autorais e, caso você as utilize, precisa pagar por elas.
Evite arriscar e incluir uma imagem em sua apresentação sem ter pago por ela.
Se você quiser imagens gratuitas, procure pelos bancos de imagens gratuitos onde 100% das imagens têm os direitos autorais liberados.
8 – Utilize poucas informações por slide
Você já deve ter ouvido a expressão “menos é mais”, não é mesmo?
Pois é, isto se aplica também nas apresentações.
Na criação dos slides, quanto menos informações você colocar, melhor.
Isso significa que o ideal é colocar apenas uma informação, frase ou palavra-chave por slide.
Ou seja, utilize uma imagem que seja poderosa e que exemplifique a mensagem que você deseja passar. Assim o slide irá necessitar de pouco texto.
Você deve estar pensando que assim a sua apresentação terá muitos slides, mas não se preocupe com isso. Não importa a quantidade de slides, mas sim a quantidade e a qualidade de conteúdo que você irá passar.
Cada lâmina de slide é como se fosse uma cena da história que você está contando ao público, logo, se você coloca muitas cenas em um único slide, o seu público já vai ficar sabendo do que vai acontecer lá na frente.
Apenas uma informação vai fazer com que a sua apresentação tenha um desenvolvimento muito melhor e a sua plateia estará muito mais focada.
9 – Esteja preparado!
Antes de apresentar, é fundamental que você já tenha treinado a sua apresentação.
Enquanto você estiver apresentando alguns imprevistos podem acontecer, mas, se você estiver preparado, irá se sair muito bem.
Procure um lugar silencioso para treinar a apresentação. Pode ser sua casa mesmo. Imagine que você está falando para uma plateia imaginária. Vá na frente do espelho, treine sua desenvoltura. Decore a sequência de slides, o
timing e o tom de voz.
É essencial treinar, se preparar e ensaiar antes de uma apresentação, principalmente se a mesma tiver um tempo pré-definido.
Ao treinar, o seu nervosismo irá diminuir e você tende a performar muito melhor.
Você vai se sentir muito bem depois que estiver preparado. Seu emocional vai estar mais controlado e mais forte para lidar com as adversidades.
10 – Cursos e treinamentos tendem a ajudar
Para estar preparado, nada melhor do que contar com a ajuda de quem tem experiência no assunto.
A Perres conta com o curso de Superatória, uma experiência transformadora de Oratória, envolvendo PNL, Presença Cênica e Jogos Cooperativos.
Saber comunicar suas ideias com assertividade é uma das competências mais valorizadas nos dias atuais.
As reuniões ineficazes e apresentações entediantes geram um grande prejuízo não apenas de tempo, mas também de resultados para as empresas.
Pensando nisso, a Perres desenvolveu um treinamento completo, focado no processo pessoal de desenvolvimento do colaborador, onde são aplicadas técnicas de Oratória, PNL e Teatro. Todo esse processo é pautado em metodologias andragógicas e colaborativas, para que a sua equipe possa vivenciar uma experiência real e transformadora de comunicação.
O curso é totalmente prático e os participantes poderão exercitar as técnicas aprendidas ao longo do treinamento.
A facilitadora do curso é Lena Souza, uma tímida corajosa que viaja o Brasil levando uma mensagem de encorajamento às pessoas. Ela é campeã mundial de oratória, speaker do TEDx Bom Retiro e docente da USP Campinas (Módulo de Comunicação – MBA).
Para saber mais sobre o curso, clique aqui.
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E o que você achou das nossas dez dicas e regras para criar uma apresentação criativa e atraente para seu público?
Estamos certos de que se você coloca-las em prática, seu público estará cada vez mais focado e será muito mais fácil transmitir a sua mensagem!
Caso você ficou com alguma dúvida ou deseja contribuir com alguma outra informação relevante que não tenhamos incluído, não deixe de escrever aqui embaixo nos comentários.
Para mais conteúdos como esse, continue nos acompanhando aqui no blog da Perres, temos certeza de que você não irá se arrepender.
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Um forte abraço e até o próximo post!
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